domingo, 21 de agosto de 2011

Pesquisas, artigo e análises: sim, o conhecimento é fundamental para a segurança na internet

Este blog foi criado, como já foi dito em postagens mais antigas, do desenvolvimento do projeto “Internet: você está seguro?”, que trabalhava sobre a questão da segurança da internet, abordando crimes cometidos pela internet, como: pedofilia, preconceitos, difamações, fraudes em cartões de créditos, entre outros, a difusão de vírus. Nosso projeto tinha como objetivo principal passar conhecimento às pessoas e torná-las mais seguras em relação à internet. Como o elemento de discussão de nosso projeto era a internet, nada mais justo que criar um blog para propagar a idéia de segurança no cyber espaço e assim conscientizar os internautas.

Depois do sucesso que foi a apresentação de nosso projeto na Expotec – feira de ciência do IFRN- nós desenvolvemos um artigo científico, apresentado no CONGIC (Congresso de Iniciação Científica do IFRN), que defendia o conhecimento como a base da segurança na internet. Esse artigo de valor qualitativo e quantitativo, intitulado como “O Conhecimento como Base na Segurança na Internet” (nome criativo não?), nada mais era do que uma análise feita sobre uma pesquisa realizada no município de Currais Novos, na qual se comparava o grau de segurança entre os alunos do Curso técnico em Informática do IFRN e os alunos de rede pública e privada sem a adesão de disciplinas técnicas. Os resultados foram os desejados: provar que o conhecimento é fator fundamental para a segurança na internet.

A seguir, leia alguns trechos de nosso artigo:

(Obs: Os alunos de escolas sem adesão de disciplinas técnicas serão chamados de ‘Alunos 1’, já os alunos que fazem o curso técnico em informática serão chamados de ‘Alunos 2’)

“Diante dos dados obtidos observa-se que grande parte dos jovens pesquisados estão diariamente conectados a internet, onde maior parte acessa sites de relacionamento e usam programas de comunicação instantânea. Nota-se a grande exposição desses alunos aos riscos que encontramos na internet, pois além de estar diariamente conectados, esses jovens divulgam seus dados pessoais nas páginas virtuais que existem na rede.

Outro dado relevante foi que durante a aplicação do questionário, observou-se, em grande parte dos Alunos 1, o desconhecimento com relação a alguns termos considerados comuns no mundo virtual, tais como: perfil fake, cyberbullying, site de busca, site de relacionamentos. Muitos deles não conheciam ou não sabiam o significado dessas expressões, mostrando a falta de informação e conhecimento em relação ao meio virtual, que muitos deles fazem parte e acessam diariamente.”

“A pesquisa mostra que além da falta de informação por parte dos Alunos 1, faltava também o interesse dos mesmos em adquirir esses conhecimentos, pois a maioria afirmou nunca ter buscado dicas de como se manter seguro na internet.”

Daqui, podemos observar que os alunos que tinham conhecimentos técnicos eram mais seguros em relação á problemática que a internet oferece.

sábado, 20 de agosto de 2011

PC - 30 anos



O mês de agosto de 2011 marca o aniversário de 30 anos de uma das maiores revoluções tecnológicas do século passado: a revolução da computação pessoal. Trinta anos atrás surgia no mercado o IBM PC (Personal Computer) modelo 5150.

Não era o primeiro computador a ser criado com o objetivo de ser “pessoal” – a Xerox já tinha usado o termo PC em 1972 e a Apple já estava no mercado - mas foi o PC da IBM primeiro modelo a chegar às prateleiras como um sucesso de vendas.

O sucesso se deve em parte à compatibilidade do PC com uma série de periféricos já existentes e fabricados pela própria IBM. Era possível comprar um computador, uma impressora, um leitor de disquetes e montar um escritório em casa. O mesmo computador serviria para o Júnior digitar os seus trabalhos de escola – não dava para fazer muito mais do que isso naqueles tempos pré-internet, mas foi uma revolução mesmo assim.

Mais do que isso, o padrão IBM se tornou padrão de mercado, o que permitia que fosse possível montar computadores pessoais usando partes de diferentes fabricantes – atire a primeira pedra quem nunca comprou uma máquina “montada” em uma loja na Santa Ifigênia ou em outro bolsão de comércio tecnológico pelo país.

O coração da máquina trazia um sistema operacional que foi parte de outra revolução, o MS-DOS, da Microsoft. Tudo somado, abriram-se as porteiras para que a computação se tornasse realmente algo cotidiano. Vieram os softwares cada vez mais especializados; veio a internet. O resto, como se diz, é história.

A galeria a seguir traz os primeiros modelos de PC e mais alguns marcos dessa revolução – incluindo alguns fracassos. Chame as crianças e mostre para elas um tempo difícil, em que não tínhamos smartphones ou tablets...

Fontes: Inventors.com ; Old Computers ; UMPC.com ; Huffington Post

Retomando aos cuidados do blog

Embora faça algum tempo que não postamos nada nesse blog, o assunto segurança da internet nunca adormeceu em nós. Voltaremos a postar com frequência sobre assuntos que com certeza interessaram a você e a sua segurança. Sejam novamente bem vindos!

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Sensação de Dever Cumprido

A internet é uma maravilhosa ferramenta de trabalho, estudo e diversão. Porém oferece riscos a nossa segurança. Mesmo com o crescente desenvolvimento da internet, não vemos pessoas falando sobre ela e os riscos que ela nos traz. Somos estudantes de informática e por isso queríamos passar ao público nosso conhecimento, apresentando a internet como ela nunca foi apresentada.

Após três dias de trabalho na Expotec – feira de ciências do IFRN – e recebendo mais de 200 pessoas, a sensação que temos é de dever cumprido. Passamos ao público o que queríamos passar. Levamos a comunidade o conhecimento que temos e isso nos traz um sentimento maravilhoso que nem mesmo sabemos explicar: uma mescla de alegria, satisfação e orgulho por chegar onde chegamos.

Não estamos aqui buscando nota para o bimestre, nem estamos ganhando um tostão, o que a gente oferece é feito de puro amor e o queremos é apenas o reconhecimento daqueles que nos visitou e nos deu força.

Para a realização desse projeto muita gente trabalhou. Por causa desse projeto descobrimos o companheirismo que os integrantes do 2ºano de Informática tem, pois mesmo com muitas discussões o trabalho foi feito. Isso mostra que qualquer pessoa é capaz de fazer o que quiser. Isso mostra que somos capazes. Isso mostra que somos 2ºano de Informática.

Agora só nos resta agradecer por aqueles que acreditaram em nosso trabalho, que leu as nossas postagens e nos visitou durante a Expotec. Espero que esse trabalho de passar o conhecimento para a população não acabe aqui e cremos que não acabará, pois somos teimosos e levaremos esse conhecimento não só para as mais de 200 pessoas que nos visitaram na Expotec e as mais de 700 que nos visitaram no blog, mas quem sabe a toda população de Currais Novos. Não paramos por aqui, você ainda vai ouvir falar de nós.

Agradece o 2º ano de Informática do IFRN.

SAM_0611SAM_0593SAM_0583SAM_0596SAM_0627