quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Bem-vindo à rede

            Rede de milhões de computadores de todo o mundo interligados por linhas telefônicas, fibra óptica e satélites, além de ligar redes de computadores, conecta milhões de pessoas que formam redes de relacionamentos e navegam pelas informações disponíveis no espaço virtual, também chamado de Cyberespaço. À essa rede damos o nome de Internet.
           
            Imaginemos uma praça pública. Uma enorme praça pública, com milhares de pessoas, que podem ser conhecidas ou não. Nessa praça podemos fazer diversas coisas,  como em qualquer outra praça. A única diferença da nossa praça das demais, é que ela é virtual. Assim é a internet, uma enorme praça pública virtual, com milhões de pessoas online.
      
            Em uma praça, você espalharia fotos íntimas suas? Ou sairia dizendo o seu endereço a todos que habitam aquele local? Creio que a resposta seria não. Mas por que então fazer essas coisas na internet?
           
            Na internet, como em qualquer outro local, há pessoas mal intencionadas, que aproveitam oportunidades para praticar o crime. E os crimes cometidos pela internet no Brasil assustam: mais de 17 mil já foram julgados pela Justiça, fora os inúmeros problemas que nem chegam ao Judiciário. Esses crimes são cometidos por que as pessoas acham que estão “mascaradas” e não serão julgadas. Mas ao contrário de que muitas pessoas pensam, os crimes cometidos pela internet tem sim solução.

            Mas para que nosso objetivo fique mais claro para você, precisamos explicar como surgiu este blog. Somos estudantes do IFRN e cursamos Informática. Na nossa instituição há a EXPOTEC, nossa feira de ciências, e para nosso projeto escolhemos o tema: “Internet: você está seguro?”. Este tema, além de abordar nossa área de estudo – informática – é um tema atual e de grande importância para todos aqueles que acessam a internet.
  
            Então, nosso objetivo não é fazer você sentir medo em estar online, mas te mostrar os riscos que há na rede e fazer de você um internauta seguro. Por isso visite-nos mais vezes, leia nossas postagens, participe de nossas enquetes. Sua colaboração será de grande importância. 

2 comentários:

  1. > Contagem regressiva para o grande dia ... Expotec 2010 ; Gente , eu sou suspeita pra falar que ficou muuitto legal; Adorei!!!

    ResponderExcluir
  2. Huuum, muito interessante :]
    Faço o 4º ano de Info no IF-natal ^^

    ResponderExcluir